sexta-feira, setembro 11, 2015

MUNDO || 9/11

Faz hoje 14 anos desde o internacionalmente conhecido ataque às torres gémeas, que chocou o mundo. É um dia que a maior parte da população mundial tem muito bem gravado na memória, o dia dado como triste para biliões de pessoas, mas considerado uma vitória para tantos outros. Já passaram 14 anos, e ainda me lembro bem do que fazia nesse dia. 

Terça-feira, 11 de Setembro de 2001
Tinha 6 anos quando o ataque ao World Trade Center e ao Pentágono sucedeu. Era, para mim, mais um dia normal no dia de uma criança. Estava em casa com os meus avós. Acordei cedo para ver os desenhos animados - coisa que fazia todos os dias - enquanto comia a minha tigela de chocapic e me sujava por não acertar com a colher na boca, devido à minha fiel atenção aos bonecos que davam na televisão.

Tudo normal, até ao momento em que anunciam na televisão que um avião embateu contra a Torre Norte, seguido de um ataque à Torre Sul, minutos depois. Anunciado o momento em que as torres gémeas passaram a ser pedaços de metal, betão e vidro no chão, fora a quantidade de corpos inanimados que estavam por baixo dos escombros. Anunciado o momento em que centenas de pessoas perderam a vida. Anunciado o momento de choque, perplexidade e tristeza de quem lá passava perto. Anunciado o dia negro para a nação americana, e para o mundo. 

Lembro-me da cara de choque dos meus avós. Das bocas abertas, dos gemidos de infelicidade. Até em mim, uma criança ingénua com 6 anos, me percorreu a tristeza no corpo. E como nós os três, estava o mundo, perante um dos maiores ataques alguma vez feito na história da humanidade. 

Passados 14 anos, ainda me lembro eu, os meus avós, os meus pais e toda a gente que assistiu ao momento praticamente em directo pela televisão. E tenho a certeza de que como a minha família, "toda" a gente se lembra do que fazia neste dia. Um dia marcado na memória de todos com muita tristeza e sofrimento.

fonte: weheartit

1 comentário:

  1. Excelente publicação!
    Infelizmente, recordo-me bem deste dia ... Tinha 4 anos e recordo-me bem das imagens que vi na televisão, terror,pânico e medo e acredito que muitas famílias que todos anos neste dia voltam a passar por isso!
    Beijinhos e continua assim !

    http://raparigadobatomvermelho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar