terça-feira, setembro 08, 2015

CARTA DE CONDUÇÃO || 5 conselhos para passar pela seca do código

Sim caros leitores, dedico esta publicação a quem ainda não tirou a carta de condução e ainda não se inscreveu na escola de condução não por falta de dinheiro ou tempo, mas sim porque não quer ter que passar o tédio que é o código, tal como também dedico aos que já se inscreveram mas que utilizam também a "falta de tempo" e outros argumentos como desculpa para não ir hoje ou amanhã às aulas.

Aulas de código acabadas, exame de código marcado. Levei cerca de 5 meses a fazer as aulas de código, não apenas porque eram uma seca e passava horas seguidas na escola de condução a fazer aulas, mas também porque a faculdade e, posteriormente, o trabalho, me roubavam o tempo. No entanto, eu, Adriana Parrinha, sou uma vencedora porque consegui passar o tédio das aulas de código (e sim, passei parte do meu Verão no código!).

1. O meu primeiro conselho é irem às aulas de código porque precisam, irremediavelmente, disso para poder ter a carta de condução. Por muito que tentem adiar, pensem que têm obrigatoriamente que o fazer. É chato, been there, done that, mas tem que ser, caso contrário nunca mais a tiram. 

2. Quantas mais aulas de código fizerem, mais rapidamente conseguem marcar aulas de simulador de condução (acho que o simulador só há na zona da grande Lisboa, ou seja, centro) e/ou aulas de condução na rua, logo isso acaba por ser um tanto ou quanto mais motivador.

3. As aulas de código não são propriamente o fim do mundo. São chatinhas, principalmente após um dia inteiro de aulas na escola ou faculdade, tal como não deve a coisa mais agradável do mundo ir-se sentar numa sala a ouvir alguém a ensinar o que quer que seja depois de um dia de trabalho. No entanto, a duração de cada aula nem é sempre 1 hora inteira! As minhas eram, no máximo dos máximos, 45 minutos. 

4. Se o vosso instrutor do código for divertido (como era o meu), as aulas não são assim tão más. Para além de bastantes exemplos que ele dava, explicava bem e ainda era um piadolas. Não é que isso me motivasse mais a ir ao código, mas quando lá estava sempre era mais agradável ouvir exemplos engraçados - e verídicos - do que ter apenas alguém a explicar-te as regras do Código da Estrada. E se for um bom professor, tal como se estiverem concentrados no que ele diz, verão que não têm que olhar tanto para o livro porque conseguiram aprender as regras através das aulas.

5. Foquem-se, concentrem-se. Isto é crucial. Também dizia muito "não me apetece nada" e "tenho tempo", mas a verdade é que o facto de querer muito acabar o código me ajudou. Ao fim de algum tempo ultrapassei qualquer tipo de desculpa esfarrapada para ir às aulas, e acabei por sair de casa dias seguidos no Verão para ir propositadamente às aulas de código. É como tudo, se ambicionarem muito uma coisa, esforcem-se para a conseguir. 

Imagem da minha autoria, não utilizar sem autorização prévia

5 comentários:

  1. Eu gostei das minhas aulas de código e bastaram-me para passar no exame... Nunca li o livro, as aulas e os exames de treino foram suficientes (:

    ResponderEliminar
  2. Ah! E na minha escola de condução só se começam as aulas práticas depois de passar no exame de código por isso o ponto 2 não se aplica (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha podemos marcar as aulas de simulador ao fim de fazer todas as de código do primeiro e segundo capítulo, e podemos marcar 2 de condução na rua após termos feito as do simulador :)

      Eliminar
    2. As nível do ponto 2, devo lhe dizer que nem todas as escolas funcionam do mesmo modo, por exemplo, na minha a partir da 7 aula de código já se pode marcar aulas de condução, e foi logo o que fiz, fui três dias seguidos, fiz as 7 aulas e segui para condução e código, tanto que quando fui ao exame de código já tinha quase todas aulas de condução concluídas, faltavam-me cerca de 4 ou 5. entretanto em muitas escolas só permitem que comecem a conduzir após o código concluído, o que sou inteiramente contra, uma vez que a pratica em terreno ajuda-nos a compreender o código.

      Parabéns pelo Blog, estas a ir bem miúda, continua assim :)

      Eliminar
  3. Em Dezembro voltarei aqui para me relembrar destas dicas quando tiver que sobreviver às ditas cujas :D

    ResponderEliminar