quinta-feira, junho 25, 2015

SOCIEDADE || "Pessoas com estudos superiores são mais inteligentes"

Tenho tios-avós que vivem há anos na Suécia, e todos os Verões vêm passar férias a Portugal para aproveitar tempo de qualidade com a família. Esses meus tios têm 73 e 80 anos, e são das minhas pessoas favoritas, de toda a gente que conheço. 

Contudo, o meu tio, apesar de ser um indivíduo extremamente inteligente e estudioso, tendo estudado desde sempre por auto recriação devido à sua enorme curiosidade e sede de conhecimento do mundo, e tendo aprendendo imenso devido a toda à sua longa experiência de vida, tem a mania de afirmar que as pessoas com estudos superiores são mais inteligentes que aquelas que não ingressam na faculdade. Esta afirmação faz-me muita confusão, e causa-me um enorme desconforto quando a oiço. Apesar de a ouvir muito da boca dele, a verdade é que isto é um grande cliché na nossa sociedade, muita gente tem esta ideia que, na minha opinião, é errada. 

Hoje, a caminho da praia, o meu tio estava a falar de palavras específicas (das quais não me lembro), da sua criação e significado, e diz "Adriana, tu que andas na faculdade, deves saber isto melhor que a tua mãe porque ela não andou lá" e fiquei automaticamente indignada. A minha resposta foi "Tio, não é por andar na faculdade que significa que saiba mais que a minha mãe". E não é. Apesar da minha mãe e qualquer outro elemento da minha família não ter estudos superiores, não indica que eu seja mais inteligente que eles. Todos eles têm conhecimento de coisas que eu certamente não tenho, e vice-versa. Estudo na faculdade e talvez saiba algo mais em relação a uma área mais específica, mas isso não equivale a mais ou menos inteligência. 

Mete-me confusão que tenham esta ideia porque há quem saiba mais em relação a determinada matéria não porque tem uma licenciatura, mestrado ou doutoramento, mas sim porque passou por alguma experiência que lhes proporcionou saber mais sobre determinada área. E os curiosos, que se gostam de informar e ler, aprender sobre um pouco de tudo? E os que são realmente inteligentes, mas que não têm posses monetárias para poder estudar na faculdade? E aqueles que nem pretendem ter um curso superior, mas que são igualmente ou até mesmo mais inteligentes do que quem lá estuda? 

A questão da inteligência é extremamente ambígua e, na minha opinião, não pode - nem deve! - ser medida por elites. A minha mãe pode ter o 9º ano, a minha avó a 4ª classe, e a minha tia o 12º ano de escolaridade, e eu, que estou em transição para o 3º ano de licenciatura, não sou mais inteligente que elas. Nem mais, nem menos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário