segunda-feira, julho 06, 2015

AMOR || A felicidade

(Honestamente, não sei se posso incluir este texto no tópico "amor".) Não é habitual falar sobre amor, e tampouco estou apaixonada ou tenho alguém. Contudo, é um tema ao qual não podemos fugir. A nossa vida é. infelizmente, muito definida pelo amor, por ter ou não alguém ao nosso lado. A felicidade só é vista como algo possível se tivermos um/a parceiro/a, e não há algo mais errado do que isso. 

Vejo muita gente a necessitar uma outra pessoa, alguém que os ame, alguém que possam amar, e essas mesmas pessoas aclamam que só conseguem ser felizes desta forma. Isso, muito honestamente, mete-me demasiada impressão, e por vezes "pena". Digo "pena" porque não é a palavra mais correcta para usar, mas a mais idênica. Digo "pena", porque estas pessoas precisam de se encontrar, de fazer algo por elas mesmas, precisam de saber o que é ser-se feliz consigo e com o que as rodeia. Precisam, na minha opinião, de ver o mundo, de ver os outros, encontrarem o belo e a felicidade em pequenas coisas que podem fazer a diferença - não a diferença para outrem, mas sim a diferença para si mesmos. Necessitam de fazer descobertas pessoais, novas facetas que estão escondidas, mas que merecem vir acima. 

Se o amor é essencial? Isso não se questiona, de todo. O que o amor nos proporciona é único. Já estive apaixonada, já tive quem me amasse de verdade, tal como amei a pessoa, e sei bem a felicidade indescritível que sentimos, não só por nos fazerem felizes e sentirmos-nos completos, mas acima de tudo, por fazermos alguém feliz. Tudo isso é mágico, é único e merece ser vivido. 

No entanto, não se deixem enganar, porque não é só o amor (nem o dinheiro!) que pode trazer felicidade a alguém. Não se deixem agarrar por essa ideia, porque não é a mais certa. Nós podemos ser felizes estando sozinhos. Aliás, eu descobri uma felicidade diferente quando a minha relação acabou. Descobri a felicidade própria, se assim lhe posso chamar. Comecei a olhar para as coisas de forma diferente, descobri pormenores que fizeram realmente a diferença na minha vida, dediquei-me aos meus amigos, à minha família, a mim mesma, fiz - e faço - variadas coisas que fazem de mim uma mulher feliz. São vários os acontecimentos e momentos que me proporcionam felicidade. E são essas coisas que fazem falta a quem acha que só se "atinge" a felicidade quando têm um compromisso com alguém. Acima de tudo, têm que saber que vocês têm um compromisso, um compromisso com vocês mesmos.  


fonte: weheartit

Sem comentários:

Enviar um comentário