sexta-feira, julho 03, 2015

SOCIEDADE || O autocarro

Ando de autocarro todos os dias, é dele que dependo para me transportar da casa para a faculdade, e vice-versa. Tal como eu, centenas de pessoas o fazem. Cruzo-me constantemente com caras que apanham o mesmo autocarro que eu, tendo-me apercebido que, ao fim de algum tempo, alguns de nós sabem já os nomes uns dos outros. São trocados os "bom dia, como vai?" e a "conversa" limita-se nisso, afinal de contas cada um tem a sua vida. 

Sou menina de, apesar de ir no meu cantinho, encostada à janela enquanto observo a paisagem e os carros que vão passando, ao mesmo tempo que oiço as músicas da minha playlist, também analisar quem vai comigo no autocarro. Não faço daquelas análises profundas - nem tenho intenções disso, cada um tem a sua vida e não sou tão metediça ao ponto de querer saber coisas sobre quem faz a viagem comigo -, mas sim ao comportamento de cada um. 

Apercebi-me que existem sete tipos de pessoas no autocarro: os que vão a dormir, seja na viagem de ida para Lisboa, ou de volta para casa; outros que vão a ler; aqueles que preferem ouvir música; os que aproveitam para ver e actualizar as redes sociais ou jogar, maioritariamente, Candy Crush; os que vão a falar ao telemóvel, seja a tratar de assuntos de trabalho ou a falar com familiares, a quem dizem "já vou para casa para fazer o jantar"; aqueles que encontram amigos ou familiares e com quem passam a viagem a falar; e, por fim, os que estão no autocarro e que vão a viagem toda a olhar, observar o ambiente à sua volta. Ah! e aqueles que gostam de passar o trajecto a olhar para os telemóveis dos outros. 

Vamos todos no mesmo espaço público, dentro de um transporte que nos leva a quase todos ao mesmo destino, e é incrível a forma que cada pessoa passa durante a viagem. Cada um vai na sua bolha, todos quase deprimidos, com caras de enterro (digo isto porque é raríssimo ver as pessoas animadas no autocarro), todos eles absorvidos nos seus afazeres, e quando carregam no "stop" e descem as escadas que os leva a sair do autocarro, tornam-se pessoas completamente diferentes. Continua cada um no seu mundo, mas é uma vida diferente da que levavam no autocarro. As pessoas acordam, fecham os livros, terminam os jogos, fazem o sinal de "adeus" com a mão, e entram num ritmo absolutamente diferente, como se passassem entre níveis de um videojogo. 

Não é que sejam estranhos estes comportamentos por parte de cada um, mas não deixam de ser curiosos, pelo menos para a minha pessoa. Gosto de prestar atenção, de analisar as coisas, e o comportamento humano é algo que me fascina. Porque é que, no autocarro, as pessoas apesar de quererem descansar e aproveitar os últimos minutos antes de se afogarem no trabalho ou nas aulas, nas consultas médicas, não são mais animadas, não convivem umas com as outras? O autocarro cria uma redoma quase intransponível em cada um de nós. 

fonte: weheartit

3 comentários:

  1. eu cá não aprecio nada andar de autocarro, especialmente quando é sozinha :\

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também me perco nesses pensamentos em algumas situações do meu quotidiano... É como dizes: curioso!

    (Muito obrigada! Não esperava tamanho elogio!)
    - E agora já entendi porque não recebo as actualizações... mudaste o link! Ainda bem que comentaste senão nunca iria descobrir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor avisares os teus leitores: para voltar a receber actualizações têm que voltar a seguir o blog :)

      Eliminar