domingo, fevereiro 22, 2015

VIDA PROFISSIONAL || A saudade

Já trabalhei. Trabalhei no Verão de 2013, numa bomba de gasolina. Fui trabalhar nesse ano, ainda antes de completar os 18 anos, e candidatei-me ao trabalho porque tinha imensa curiosidade no que era fazer parte da percentagem de população trabalhadora e porque precisava de trabalhar para ajudar os meus pais com a faculdade. 

Trabalhar numa bomba de gasolina não é tão horrível como pensava que era antes de começar a experiência. Tinha bons colegas de trabalho, que me ajudaram a ser uma boa empregada, ganhei experiência em diversos níveis, aprendi algumas coisas que secalhar pensava nunca serem possíveis de aprender empregada de caixa numa Galp. Comecei a analisar melhor as pessoas, e a moderar o meu comportamento. A minha capacidade de decorar as coisas aumentou, e toda a gente ficou a ganhar cá em casa porque me tornei uma pessoa mais arrumada. Ganhei novas responsabilidades que me fizeram crescer muito como pessoa e passei pelos horrores de trabalhar no atendimento ao público. O meu horário não era um horror porque podia dormir de manhã e ainda me dava tempo para ir sair à noite, quando acabasse o meu turno. Apesar disto, aturava os bêbedos quando fosse a minha hora de sair, e tinha que vir a pé para casa a maioria das vezes porque já não haviam autocarros. Contudo, tinha um óptimo ordenado ao fim do mês! 

O facto de ter folgas rotativas e trabalhar pelo menos quatro dias seguidos era extremamente cansativo para o horário que tinha. Aprendi a aproveitar as minhas folgas ao máximo e não me custava sair de casa para ir trabalhar. Tornar-me uma pessoa profissionalmente activa foi fundamental na minha vida. Fiz grandes mudanças a nível pessoal que sei que não conseguia fazer se não tivesse iniciado esta etapa na minha vida. Comecei a dar mais importância a alguns pormenores e aprendi a desenrascar-me melhor em situações de pânico e stress. Até a limpar as bombas eu aprendi, e não me importei nadinha.

O pior de trabalhar numa loja são três coisas: fazer inventários, leva-te imenso tempo contar todos os produtos de uma loja, principalmente se, neste caso de bomba de gasolina, ela vender imensos produtos diários, alimentos, bebidas e outros tantos em exposição; lidares com roubos e assaltos: numa loja corres sempre esse risco, e numa gasolineira o dinheiro sai do teu ordenado por cada fuga que tiveres, e caso seja provado que foi irresponsabilidade tua; lidar com o público: o atendimento ao público é do piorio. Nunca sabes quem vais atender, tanto pode ser a pessoa mais simpática do mundo, como a seguir podes estar a falar com uma pessoa carrancuda e que te humilha e culpa pelo seu dia estar a correr mal. Isso e quando as pessoas pensam que sabem mais sobre o teu trabalho do que tu mesma e te chamam incompetente sem saberem do que estão a falar. 

Acreditem ou não, tenho muitas saudades de trabalhar. Quando soube que tinha ingressado na faculdade e tinha que deixar o trabalho, um misto de sentimentos se encontravam dentro de mim. Por um lado estava super feliz por ter finalmente entrado na faculdade, e era um sonho realizado, mas por outro tinha que me despedir do trabalho. Não era só pelo ordenado, mas sim por toda a experiência que estava a ter. E nesse mesmo ano, nas férias de Natal, voltei a entregar currículos porque a saudade era muita, e a necessidade também. Infelizmente não consegui nenhum trabalho por causa do meu horário. E neste ano, voltei a fazer o mesmo. E continuo sem trabalho por causa do horário. E continuo com imensas saudades de trabalhar. 

Fonte: weheartit.com

1 comentário:

  1. Eu nunca trabalhei de forma remunerada mas tenho tentado aprender mais e ganhar experiência. Fiz um estágio numa agência de viagens e vou procurar outro assim que o meu horario estabilizar :)

    ResponderEliminar